Papel de Parede Granilite Areia aplicado em uma sala de estar.
sala

Como decorar uma sala pequena?

5/5 - (3 votes)

As casas e os apartamentos estão cada vez mais compactos, em parte porque tem crescido a conscientização das pessoas sobre a real necessidade de grandes espaços. Com isso, os imóveis de plantas mais enxutas estão em alta. Mas isso não significa menos possibilidades de decorar a casa do seu jeito.   

E o que acontece quando a sala, onde você recebe as visitas, é enxuta? Transformá-la pode virar um desafio, não é? Que nada! No post de hoje, você vai descobrir como decorar uma sala pequena pode ser fácil. Pronta pra deixar a sua mais linda e aconchegante? Então, vamos lá!  

Escolha os móveis com atenção 

Um erro comum na hora de decidir os móveis é não considerar as dimensões da sala. Os móveis principais devem se adaptar ao espaço. Do contrário, poderão atrapalhar a circulação, ou pior, poderão não caber, tornando o ambiente totalmente disfuncional.  

Nesse sentido, móveis mais espaçosos como sofás devem ter dimensões adequadas. E em vez de conjuntos com duas ou três peças, dê preferência a um sofá único, em L (também conhecimentos como “de canto”). Ele se encaixa melhor na parede e deixa o espaço livre.  

Os modelos retráteis, com encostos ou assentos flexíveis, também são perfeitos. Você pode ajustá-los na hora de relaxar e voltar à posição original quando quiser deixar a sala organizada.  

Já ao escolher o rack, prefira os modelos sem muita profundidade, que ocupam muito espaço.  

Móveis acessórios também contam 

Para deixar a sala mais confortável pra você e as visitas, conte com pufes. Eles funcionam como ponto de apoio porque permitem acomodar mais pessoas e também podem ser usados quando você só quiser ficar mais à vontade na hora de assistir a um filme ou descansar.  

Os painéis de TV são mais modernos que as tradicionais estantes e ajudam a ocultar os fios de equipamentos eletrônicos pendurados na parede. Com eles, o ambiente também tende a ficar visualmente menos poluído, já que não há espaço para colocar penduricalhos em excesso.  

Para decorar uma sala pequena, é melhor esquecer as mesas de centro. O ideal é contar com aquelas mesas de canto, que, como o próprio nome já diz, podem ficar acomodadas em cantinhos estratégicos da sala, decorando com abajures, vasos decorativos ou livros.  

Ambientes integrados 

Os lares com ambientes integrados são cada vez mais comuns porque, além de ampliarem os ambientes, os tornam mais funcionais.  

É possível integrar a sala de estar com a sala de jantar ou a cozinha americana com a sala de estar. E se quiser separar os ambientes de forma sutil, escolha divisórias vazadas, ou portas de correr em vidro.   

Pisos neutros 

Seja um piso frio como o porcelanato ou os laminados e de madeira, o piso neutro combina com qualquer tipo de decoração.   

Lembrando que neutro não significa, necessariamente, um piso claro, ok? Quando se fala em neutralidade, tem muito mais a ver com versatilidade por se adaptar a qualquer estilo. E na hora de escolher entre um piso claro ou escuro, é importante saber as vantagens e desvantagens de ambos.  

Pisos claros trazem mais luminosidade ao ambiente, além da sensação de limpeza e amplitude. Porém, com ele qualquer sujeirinha fica mais evidente. É preciso que seja limpo com frequência.  

Já pisos escuros trazem mais sobriedade, além de deixarem o ambiente moderno e sofisticado. Mas as pequenas ranhuras que surgem normalmente com o passar do tempo sobressaem mais. O piso de cor escura também pode deixar a sala pequena com um aspecto um pouco sobrecarregado. Se optar por ele, equilibre com outros elementos mais claros, como o sofá, o tapete e as paredes.  

Use e abuse de espelhos 

Não é nenhuma novidade que espelhos ampliam o espaço como mágica! Aliás, essa é uma estratégia comum usada até por construtoras na exposição dos apartamentos decorados.  

E principalmente os espelhos que ocupam uma parede inteira, além de levarem profundidade à sala pequena, também valorizam a decoração, causando um efeito visual de “duplicar” os itens decorativos no espaço.  

Defina uma paleta de cores 

Sabemos que as cores fazem toda a diferença na hora de planejar a decoração. E quando se trata de ambientes pequenos, é preciso estar ainda mais atenta.   

Os tons mais neutros sempre favorecem a ampliação do ambiente, mas isso não significa que toda a sala deva ser monocromática ou ter apenas cores básicas. Escolha pontos estratégicos de cor para dar aquele destaque, pode ser uma luminária colorida de canto, almofadas estampadas e vasos decorativos.  

Assim, tons de bege, cinza, gelo e o branco podem ser a base do ambiente na maior parte do espaço como sofá, cortinas, tapetes, painel e parede.  

Explore a parede na hora de decorar 

E por falar em paredes, elas são o ponto importante de qualquer ambiente, mas quando falamos de uma sala pequena, ainda mais.  

Além de servirem como base para o estilo da sua decoração, elas podem trazer profundidade ou amplitude ao ambiente, basta escolher o melhor recurso pra ter o efeito que quiser. 

E usando elementos neutros em outros pontos da decoração, a parede recebe mais destaque, mas sem pesar o ambiente. Uma dica legal para é aplicar um Papel de Parede. Além de ser uma forma prática e econômica de dar aquela renovada no ambiente, ele ainda permite que você imprima um estilo mais personalizado ao ambiente. 

Por exemplo, se você gosta de um estilo mais moderno, com aquela pegada industrial, o Papel de Parede Cimento Queimado fica perfeito. Já aquela decoração rústica, super combina com um Papel de Parede Tijolinho ou Papel de Parede Madeira Ripada, ambos com efeito super realístico, nem parecem papel de parede. Fora que são muito mais práticos e econômicos do que fazer qualquer reforma.  

Aposte nos quadros 

Objetos que valorizem o ambiente sem sobrecarregar são sempre bem-vindos na decoração da sala pequena. E os quadros são perfeitos pra isso! 

Além de embelezarem, eles também levam um pouco da personalidade dos moradores porque acabam refletindo as preferências pessoais de cada um.  

Se você prefere ambientes mais delicados, invista em modelos florais. Se deseja um ambiente mais moderno e dinâmico, os quadros geométricos têm tudo a ver. Ou Quadros Folhagens se você se sente mais conectado à energia da natureza.  

Letterings decorativas 

Lembra que ao decorar uma sala pequena cada espacinho conta e deve ser bem aproveitado, mas sobrecarregar? Tem um objeto home decor perfeito pra isso: as Letterings! Essas peças, estão super alta, levam uma vibe positiva ao ambiente porque sempre trazem uma palavra de incentivo e podem ser usadas em qualquer cantinho como o painel da sala e até na parede. É só escolher a palavra que mais te inspire.  

Com tantas ideias, decorar uma sala pequena ficou mais fácil. Agora, conte pra gente nos comentários: de qual dica você mais gostou?  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.