Decoração de Cimento Queimado com Geométrico
Casa

Como decorar uma casa alugada com 10 dicas inspiradoras

Rate this post

Você sabe como decorar uma casa alugada? Quando moramos no que não é nosso, é normal ficarmos com receio de investir muito na decoração. Primeiro, para evitar possíveis problemas com o proprietário, pois normalmente existem cláusulas no contrato que não permitem algumas mudanças no imóvel e é fundamental entender direitinho o que pode ou não ser feito. Depois, porque nem sempre a gente sabe ao certo por quanto tempo vai ficar.   

Por outro lado, viver em um espaço que não tenha a nossa cara não é nada legal, não é? Nossa casa precisa ser um lugar onde a gente se reconheça e se sinta acolhido. A boa notícia é que existem inúmeras possibilidades para decorar sem gastar muito e dá pra fazer várias transformações que poderão ser facilmente revertidas quando entregar o imóvel. 

 

Como decorar uma casa alugada com economia e criatividade em 10 dicas

1 Aproveite todos os espaços

Um desafio para quem vive de aluguel e já tem sua própria mobília é adaptar esses móveis ao espaço da nova casa. Nem sempre aquele sofá de canto vai encaixar perfeitamente ou a mesa de jantar com muitos lugares vai caber em um espaço enxuto.   

Partindo desses dois exemplos:  

  • dê preferência a sofás que não tenham o formato em “L” pois a posição deles no ambiente fica muito limitada. Dê preferência aos convencionais que podem se adaptar a qualquer espaço. E se quiser ter um assento a mais, você pode optar por modelos com chaise, uma peça avulsa que pode servir como descanso de pés ou acomodar mais pessoas.  
  • Já a mesa de jantar retangular pode ser substituída por modelos ovais. Além de terem um design moderno, eles se encaixam perfeitamente em áreas menores e favorecem a circulação pelo espaço. Fora isso, são mais seguros para quem tem crianças em casa por não terem quinas.  

Evite ao máximo investir em móveis planejados. Isso porque, na maioria das vezes, esses móveis só se adequam àquele espaço e é difícil desmontá-los e remontá-los sem danificar. O melhor é optar por peças soltas, de qualidade e que poderão ser deslocadas para qualquer nova casa.   

2 Mudar o piso faz toda diferença ao decorar uma casa alugada

O piso é uma das partes mais desgastadas quando falamos de casa alugada. A idade do imóvel, rotatividade de inquilinos e a falta de cuidado durante a mudança podem ter como consequências pisos riscados ou trincados, mas também pode ocorrer de você simplesmente não gostar do visual por não achar que o piso combine com o restante da decoração.   

Mas há soluções bem simples para todos esses problemas. Uma delas é o piso vinílico que já vem em formato de placas ou réguas e podem simular diferentes efeitos como azulejo, madeira, entre outros. Além disso, são resistentes à água e podem ser limpos com facilidade.  

Obs: Por ser uma mudança que requer reforma, consulte antes o proprietário. 

Mas se não estiver disposta a aplicar um novo piso, tudo bem! Você pode optar por tapetes para cobrir o chão, há diversos modelos que são verdadeiras peças de decoração.  

 

3 Renove com a energia das plantas 

Que as plantinhas elevam a energia de qualquer ambiente, você já deve saber. Elas têm a capacidade de filtrar vários poluentes e melhorar a qualidade do ar que respiramos.  

Isso já seria o suficiente para querer tê-las por perto, mas além de nos fazerem bem, elas ainda levam beleza a qualquer ambiente. Você pode colocar tipos diferentes em cada lugar da casa.    

As áreas sociais, como sala e hall de entrada podem ter lindos vasos de chão com cactos ou vasos pendurados. E no quarto, vasinhos com flores delicadas trarão beleza e bem-estar.  

E para otimizar o espaço, você pode montar um jardim vertical. Ele vai acomodar várias plantas e flores e, de quebra, deixar a parede com um visual incrível.  

4 Invista em espelhos  

Os espelhos deixam a casa mais elegante e podem ser usados em lugares estratégicos criando uma sensação de amplitude, além de, é claro, ajudar a dar aquela conferida básica na produção.  

E a moldura faz toda a diferença. Com ela, a peça vai ganhar o estilo que você quiser: pode ser mais moderno ou sofisticado.

5 Alegre a casa com fotos e mais fotos 

Decorar o ambiente com fotos é uma ótima dica para dar um toque pessoal. Além dos porta-retratos, você pode fazer um mural personalizado de fotos suas junto com as pessoas que ama para ter sempre por perto as lembranças de momentos felizes.  

Além disso, uma das tendências do momento é colocar telas aramadas em cima da mesa do home office com pequenos prendedores segurando fotos polaroids. Fica muito fofo! 

6 Quadros para valorizar cada cantinho da casa 

Para dar um toque de personalidade àquela parede básica, nada melhor que os Quadros Decorativos. Hoje, você encontra no mercado estilos super variados que podem compor um visual diferente em cada lugar da casa.  

A sala, por exemplo, pode ganhar mais vida com os Quadros de Folhagens. Essa tendência está super em alta e traz elementos da natureza que vão deixar o ambiente com uma energia incrível.   

Os Quadros Vazados também são uma forte tendência e têm um efeito super delicado. Com a área interior vazada, eles formam um contorno, deixando um fundo que será preenchido pela própria parede como se ela fizesse parte da paisagem. O efeito é impressionante! Modelos como esse levam delicadeza e elegância a ambientes como o quarto ou a sala.   

E pra quem prefere levar um ar de humor para a decoração, os modelos com frases divertidas são perfeitos. O ambiente vai ficar mais leve e as visitas vão adorar.  

7 Lettering 

Outra peça que valoriza a decoração de qualquer cantinho é a Lettering. Charmosas e com um design incrível, elas transmitem ao ambiente a energia que você quiser. São palavras que expressam emoções ou que remetem a coisas boas como FamíliaGratidão, AfetoGood VibesNamastêAmor e muitas outras.  

E tanta coisa boa merece ganhar todos os espaços da casa, não é? Por serem feitas em MDF, são resistentes, baratas e podem ser usadas na parede de vários cômodos da casa. Super combinam com a sala, quartos, home office, varanda e até com a cozinha.  

8 Adesivos de Parede  

Práticos e divertidos, os adesivos de parede podem dar um ar original à decoração. No quarto das crianças, por exemplo, eles podem decorar aquela parede lisa, criando um efeito lúdico.  

São uma ótima opção para decorar uma casa alugada porque podem ser retirados com facilidade, sem danificar a parede.  

9 Iluminação 

Apesar do caráter funcional ser importante, a iluminação de um ambiente vai muito além dele. Ela faz toda a diferença na decoração da casa. 

Além de deixar o ambiente mais bonito, escolher o efeito ideal das lâmpadas e os lugares estratégicos onde luminárias, lustres e abajures serão usados podem deixar o espaço mais convidativo e relaxante.  

10 Como decorar uma casa alugada com Papéis de Parede 

Uma reclamação frequente de quem mora em casa alugada são as paredes sem vida, às vezes pintadas com uma cor sem graça na casa toda. Ou seja, parece que tudo é igual: a sala, os quartos, o corredor.  

Já em ambientes molhados onde são usados azulejos, é comum se deparar com modelos antigos ou que estejam mal conservados e trocar esse revestimento em um imóvel alugado não faria muito sentido. Custaria caro e viraria aquele quebra-quebra! 

Uma ótima solução para renovar a parede de uma casa alugada é o Papel de Parede. E pra quem procura praticidade, economia e qualidade, os modelos autoadesivos vinílicos são ainda melhores. Nesse caso, você mesma pode aplicar sem gastar com mão de obra. Eles também podem ser colados em paredes com azulejo, comuns em áreas como cozinha, lavanderia, banheiro a até dentro do box.  

Papel De Parede Cimento Queimado Natália - CC10046  e  Papel De Parede Hexágonos Colmeia - GM180043
Papel De Parede Cimento Queimado Natália – CC10046 e Papel De Parede Hexágonos Colmeia – GM180043

E aqueles efeitos sonhados como cimento queimado, parede de tijolinho e mármore, por exemplo, são muito fáceis de conseguir com o Papel de Parede. Em minutos, a parede ganha o visual que você quiser.   

Esse acabamento versátil ainda pode assumir funções super criativas na hora de decorar uma casa alugada. Além de dar cara nova às paredes, alguns modelos como os que imitam madeira ripada podem ser usados como cabeceira da cama ou parede de painel de TV. Outras estampas podem decorar os degraus da escada de um jeito original ou fazer uma moldura bem moderna para o seu espelho. 

Você ainda pode usar o Papel de Parede para revestir móveis, bancadas da cozinha, da lavanderia e do banheiro.  

Se enjoar da estampa e quiser trocar ou chegar a hora de devolver o imóvel ao proprietário, a remoção é tão simples quanto a aplicação. Basta descolar o Papel de Parede autoadesivo e a parede estará intacta, sem danos.  

Saiba mais sobre onde aplicar o Papel de Parede e quais cuidados são necessários para não danificar a superfície.  

Com tantas ideias, não tem como dizer que decorar a casa alugada ainda é uma tarefa difícil, não é? Inspire-se com as nossas dicas e deixe o seu lar do seu jeitinho!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.