Decoração baseada no estilo industrial.
Casa

Decoração industrial: crie um ambiente moderno e rústico em instantes

5/5 - (1 vote)

O estilo industrial vem sendo uma das principais tendências quando falamos em decoração. Mas você conhece a origem e mais: sabe como ter uma decoração industrial no seu ambiente? Confira as nossas dicas e saiba tudo sobre esse estilo!

Como surgiu o estilo industrial

O estilo teve como ponto de partida o cenário norte-americano, mas a razão pela qual sua origem vem dos Estados Unidos é desconhecida por muita gente.

Em um período em que muitas fábricas e galpões foram desativados por conta de crises econômicas, esses espaços foram ocupados por pessoas (em sua maioria artistas ou outros profissionais informais). 

Assim, a estrutura desses imóveis foi preservada e a decoração foi criada no seu entorno, criando um estilo muito característico e marcante.

Aspectos da decoração industrial

Pé direito alto

Embora nem sempre seja possível, dado que é uma condição estrutural do imóvel, o pé direito mais alto corresponde a um traço da arquitetura da decoração industrial. Ele valoriza o ambiente com elegância e transmite sensação de amplitude.

Tubulações aparentes

As tubulações de aço aparentes, bem características de fábricas e galpões, têm uma forte presença nesse estilo de decoração. 

A coloração do aço pode ficar visível de forma mais natural, mas ele também pode ser tonalizado de acordo com a paleta de cores do ambiente, sendo as cores preta e branca as mais utilizadas.

As tubulações também podem ser usadas em móveis para servir como estrutura para peças como estantes sustentando bases de madeira.  

Grandes janelas

Muito comuns nas fábricas, as janelas com dimensões maiores vão ficar incríveis no seu ambiente. 

Além de terem um visual super moderno, favorecem a circulação do ar e a entrada da luz natural!

Aço nos móveis e acessórios

Este material é uma das bases deste estilo. Ele pode ser usado com um efeito mais rústico, lixado e envelhecido ou serem pintados de acordo com os outros elementos da sua decoração, como já vimos.

A combinação do aço com a madeira é um traço marcante da decoração industrial. Combine-os na mesa de jantar, cadeiras, banquetas, portas divisórias de ambientes (em formato de grades, como aquelas em modelo sanfona, muito usadas em elevadores antigos), cabeceiras de cama, racks, bancadas de cozinha americana, mesinhas de centro e de apoio.

Os acessórios também podem ter esse visual e aqui você pode ousar levando toques de cor. É o caso de luminárias, abajures, escadas decorativas que servem de apoio para mantas, vasos, porta-retratos e etc.

Iluminação

Esse aspecto é muito peculiar na proposta industrial. Os spots aplicados no teto (apoiados nas tubulações) deixam o ambiente com um visual moderno, lembrando os famosos estúdios e lofts norte-americanos.

As lâmpadas com filamento de carbono têm uma aparência vintage, que lembra os já citados galpões e fábricas antigas. Elas podem ser usadas em lustres de cabos pendentes, muito característicos deste estilo.

Tecidos e cores

Outros itens que valorizam a decoração industrial são as poltronas e sofás de couro. Esse material tem um visual rústico mas, ao mesmo tempo, traz sofisticação e conforto ao ambiente. Além disso, são impermeáveis e costumam durar muito tempo.

Opções nas cores preta, marrom ou tons terrosos combinam perfeitamente com móveis de madeira e transmitem uma sensação de calor e aconchego.

E que tal dar um toque de cor ao ambiente usando almofadas e tapetes? Tecidos como algodão, linho ou jeans são perfeitos para esse estilo de decoração.

Paredes

Elas são a base de qualquer decoração, mas no estilo industrial as paredes são verdadeiras protagonistas.    

Sua aparência rústica deixa o ambiente mais moderno e com muita personalidade. Esse visual pode ser adotado de diversas formas:

Pintura descascada: a pintura envelhecida ou mesmo descascada é perfeita para quem gosta de ousar e ter um ambiente que atraia todos os olhares.

Parede de tijolinho: esse visual também é um clássico do estilo industrial.  Pode ser usada apenas com a estrutura, com os tijolos e cimento, o que deixa o ambiente bem rústico, ou você pode apenas pintar a parede por cima dos tijolinhos para deixar o visual inacabado mais sutil e moderno.

Parede de cimento queimado: esse efeito é um dos preferidos na hora de compor um ambiente industrial. Há diferentes tons e acabamentos.

Estas duas últimas sugestões para aplicar o estilo industrial nas paredes são incríveis, mas você sabia que dá pra fazer uma parede de tijolinho ou de cimento queimado sem precisar gastar com reformas ou fazer aquela sujeira em casa? Com Papel de Parede o seu ambiente pode ganhar o mesmo visual em instantes! 

E o melhor: é muito mais econômico e você mesma pode aplicar. Todos os modelos são  autoadesivos, laváveis e impermeáveis. Podem ser aplicados em qualquer ambiente da casa, até mesmo na cozinha ou dentro do box do banheiro.

Aproveite as nossas dicas simples e leve este estilo rústico e moderno para o seu cantinho!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.