Papel de Parede Cimento Queimado Letícia - Defacile
Casa

Saiba como a decoração minimalista pode transformar a sua vida!

5/5 - (1 vote)

Post de 26/06/2021 atualizado em 31/01/2022

Em tempos em que somos estimulados por todos os lados sobre o que fazer, ter ou consumir, uma corrente surge na contramão apontando para uma tendência mais equilibrada, consciente e livre de excessos: o minimalismo! 

Este conceito, que já se tornou um estilo de vida, nos convida a refletir sobre o quão supérfluas e impulsivas podem ser as nossas decisões.  

E para começar a exercitar escolhas mais conscientes, não há lugar melhor para começar do que a nossa própria casa. Quer saber como? Descubra como a decoração minimalista pode proporcionar um ambiente.

Como fazer uma decoração minimalista

Seguindo essa proposta de “menos é mais” em sua casa, você vai perceber que o ambiente vai ganhar mais espaço e que as peças adquiridas serão mais funcionais, pois elementos como bibelôs ou outros objetos que tragam a sensação de acúmulo, ficam totalmente fora deste estilo. 

Mas, calma, isso não significa perda de identidade. Ao contrário, a escolha assertiva das peças vai deixar o ambiente menos poluído e sua personalidade vai sobressair muito mais.

Combinação de cores

Por seguir uma linha mais clean, a paleta de cores deste estilo costuma ser mais neutra. Então, o branco, o bege, o cinza e o preto são muito usados por combinarem com os móveis de mesma cor ou com tonalidade parecida, criando aquele efeito de fusão no ambiente.

A valorização de espaços amplos é uma característica da decoração minimalista e, quanto mais neutras as cores, maior a sensação de amplitude que elas proporcionam.

Mas se você é adepta de cores mais vibrantes, sinta-se livre para escolher aquela que mais combine com a sua personalidade para ser o ponto de destaque da sua paleta. Afinal, muito mais que uma tendência, a sua casa deve ter a sua vibe!

Como iluminar o ambiente

A iluminação também é um fator importante neste estilo. Ambientes arejados, que favoreçam a entrada de luz natural têm tudo a ver com a decoração minimalista.

Já ao cair do dia, a iluminação interna deve ser valorizada com pontos estratégicos de luzes no teto ou com luminárias que não comprometam o espaço.

Escolha consciente dos móveis e acessórios

A proposta minimalista é avessa a qualquer volume desnecessário no ambiente, por isso, é indispensável escolher bem móveis e itens acessórios alinhados com o estilo.

Ao eliminar peças supérfluas, você vai notar um espaço muito mais amplo. Assim, os móveis funcionais e mais espaçosos vão cair super bem sem comprometer a circulação pelo ambiente.

Outra vantagem desse estilo é que todas as peças podem assumir um lugar de protagonista. Quando há muitos elementos em um ambiente, é comum que tudo se misture e que uma peça ou outra tenha destaque. Já no caso da decoração minimalista, todas podem ter esta função decorativa. Daí a importância de escolher bem esses poucos itens que irão compor o ambiente.

Agora que o conceito de minimalismo está claro e você entendeu como escolher os elementos para a sua decoração, vamos ver como é fácil aplicar este estilo aos principais ambientes da casa?

Como compor ambientes com a decoração minimalista

Sala ampla e sofisticada

A sala costuma ser o cantinho mais social da casa, por isso, o espaço livre ganha ainda mais importância. Uma boa opção são os sofás em L, que ficam posicionados entre os cantos do ambiente: eles ocupam menos espaço, são confortáveis e seu design é moderno.

Valorize o ambiente com outros itens funcionais como poltronas com estilo slim e uma mesa de apoio central.

Se a sala de estar for a sala de TV, uma dica é fixar o aparelho em um painel que fique suspenso ou que tenha o apoio de um rack compacto.

Quartos: conforto e relaxamento

Descansar em um ambiente confuso, com excesso de cores ou elementos não é nada agradável. Assim, um dos ambientes que mais se beneficia da decoração minimalista é o quarto. Tenha ali o essencial para o seu descanso e bem-estar.

Principal elemento desse cantinho, a cama deve ser muito bem escolhida, invista em uma confortável.

E já que a ideia é ganhar espaço, os modelos box com baú são perfeitos pra isso! Você pode guardar os itens de volume dentro dela, assim, o quarto fica organizado e você tem facilmente à mão o que precisar.  

O armário também ajuda a manter o espaço mais organizado. Nele podem ser guardados todos os itens do dia a dia, que poderão ser rapidamente encontrados, mas sem que precisem ficar expostos.

Para facilitar sua organização na hora de dormir e acordar, um item simples e que representa bem a decoração minimalista é o criado-mudo. Ele é um bom exemplo de como um acessório enxuto pode organizar o que é essencial na hora do seu descanso: óculos de leitura, livros, celular e outros pequenos objetos.

Cozinha clean e funcional

Há muito tempo a cozinha deixou de ser um ambiente solitário onde “apenas” cozinhávamos para se tornar um dos espaços de interação na nossa casa. Ela é uma extensão da sala, muitas vezes, e virou um espaço onde também podemos passar momentos em família, tendo boas conversas e recebendo os amigos enquanto preparamos aquele jantar especial.

A cozinha decorada com o estilo minimalista transmite uma sensação de limpeza e facilita a organização dos itens que não são usados diariamente.

Para esse ambiente, escolha uma boa mesa ou bancada, se preferir otimizar o espaço. Invista em cores neutras, tanto nas paredes quanto nos armários, já que o estilo minimalista têm tudo a ver com esse visual clean ou monocromático.

Minimalismo: ideias para economizar na sua decoração

Os custos com reforma na decoração minimalista também devem ser sustentáveis. As mudanças são planejadas pensando em benefícios a longo prazo.

Um item de decoração que tem tudo a ver com essa proposta é o Papel de Parede, um acabamento versátil que pode ser aplicado em qualquer ambiente da casa, fácil de manusear e econômico.

E há muitas estampas clean e modernas que combinam com o estilo mininalista. Na Defacile, você encontra opções como diferentes efeitos de cimento queimado, 3D, tijolinhos e muitos outros. Todos os modelos são laváveis, impermeáveis e fáceis de aplicar.

Outra alternativa versátil, prática e econômica para compor seu ambiente são os quadros. Lançada recentemente pela Defacile, a coleção Minimal Line conta com diversos modelos de quadros minimalistas que vão marcar o seu ambiente com esse estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.