Papel de Parede Defacile Cimento Queimado Mariana aplicado na sala de jantar, Decoração retrô.
Casa

Decoração retrô: transforme o seu cantinho com charme e nostalgia

Rate this post

Dar uma repaginada na nossa casa de tempos em tempos é importante, seja para se adaptar a uma nova fase da vida, ampliar algum espaço ou simplesmente mudar os ares. E se você é ligada em tendências contemporâneas, mas que também valorizam a história, que tal adotar uma decoração retrô?

Confira as nossas dicas de como aplicar esta proposta  para valorizar seu cantinho com uma releitura do passado, sem abrir mão da modernidade.

Diferenças entre a decoração retrô e vintage

Muitas pessoas confundem estes dois estilos, já que ambos são compostos por elementos nostálgicos.

A principal diferença entre eles é que, enquanto a decoração retrô recria um visual tendo como referência elementos antigos (mas fabricados atualmente), porém, preservando o design original, a decoração vintage prioriza as peças originais de uma determinada época.

Por exemplo, cômodas com design antigo (com pés palito e cores vibrantes), mas que ainda são fabricadas são peças retrô.  Já aquela cristaleira linda que você herdou de um ente querido é uma peça vintage, original. Percebe a diferença?

Como aplicar a decoração retrô no seu ambiente

Cozinha

Este cantinho vai ganhar uma vibe charmosa e divertida com essa proposta. As grandes marcas já entenderam que o estilo retrô veio pra ficar e desenharam várias linhas de produtos.

Você pode encontrá-lo facilmente em eletrodomésticos como geladeiras, frigobares, fogões, batedeiras, liquidificadores e outros. Estes itens costumam ter cores mais vibrantes como vermelho, amarelo, azul e verde. Se você segue uma linha mais neutra, pode investir apenas no design e escolher cores mais básicas como o branco ou o preto. 

Azulejos

Os azulejos, principalmente com estampas geométricas, têm tudo a ver com a decoração retrô. Você pode aplicar em todo o ambiente ou apenas em uma parede para dar um leve toque de nostalgia.

Os modelos em formato de azulejos adesivos são incríveis, práticos e super econômicos. Você já conhece? O resultado é perfeito e fica idêntico ao azulejo de verdade, com a vantagem de não precisar fazer sujeira e nem quebrar nada.

Armários

A marcenaria também vai fazer parte deste estilo. Os armários podem ganhar cores vivas semelhantes às dos eletrodomésticos.

Os puxadores retrô também são muito característicos, podem ser coloridos ou apenas áreas vazadas que funcionam como puxadores.

Louças

As louças com estilo retrô vão encantar as visitas na hora daquele jantar especial. Há várias marcas que criaram linhas exclusivas com esse visual.

Xicaras retrôs

Você pode deixá-las expostas sobre um aparador ou em uma cristaleira, que, aliás, tem tudo a ver com o estilo retrô. Ela traz aquele toque saudosista que nos remete à casa de uma pessoa querida que, muitas vezes, fez parte da nossa infância.

Sala de estar

A sala é um dos ambientes que mais podem ganhar personalidade e estilo com a decoração retrô. Há muitas ideias para você se inspirar, mas cuidado para não exagerar.

Por ter um visual marcante e elementos chamativos, é preciso equilibrá-los para que o ambiente não fique pesado com cores demais ou uma aparência ultrapassada com muitas referências misturadas, parecendo um brechó.

Móveis

Os sofás e poltronas com design arredondado são confortáveis e carregam tons vibrantes que vão elevar o astral do seu ambiente.

Opte por mesas de centro com acabamento vinílico ou formato oval que também vão dar aquele toque de charme à sua sala.

Racks e estantes retrô têm como marca registrada aqueles pés palito e a combinação da madeira com cores mais chamativas vai deixar o ambiente mais alegre e, ao mesmo tempo, aconchegante.

Tapetes

Os tapetes retrô são fáceis de reconhecer. Costumam ter formatos irregulares e estampas bastante chamativas.

Quadros

E que tal valorizar ainda mais a sala e surpreender a todos com quadros com estilo retrô? Os  modelos com personalidades famosas que marcaram história ou com estampas de carros antigos são incríveis.

Quartos

Já o quarto vai ganhar uma vibe romântica e charmosa. Um item que automaticamente nos remete ao passado é a penteadeira. Ela traz aquele ar nostálgico e há vários modelos que preservam o visual retrô com espelhos em formato circular ou oval.

Armários e cômodas

Os armários e cômodas com pés palito e puxadores antigos também remetem a esse visual. Você pode optar por modelos que tenham cores vibrantes que vão dar um toque alegre e divertido a esse cantinho.

Cabeceira

Imagine relaxar numa cama que tenha esse visual delicado e romântico? As cabeceiras estilo retrô podem ser de metal, muita vezes em tons desgastados propositalmente.   

Calçadeiras

As atuais calçadeiras em formato do divã, muito comuns no quarto das décadas de 50 e 60, ficam super charmosas. Os modelos que preservam o design original, em tecidos como veludo ou couro, valorizam ainda mais o ambiente.

Banheiro

O banheiro também pode ganhar estilo essa influência datada. Se você tem espaço, imagine ter aquela sonhada banheira com visual vintage? Vai deixar esse ambiente um charme!

Sabe aquele efeito incrível de azulejo antigo na parede? Você pode escolher as estampas em patchwork para levar um ar colorido ao ambiente ou formatos tradicionais de azulejos antigos como os modelos geométricos.

Ah, lembrando que dá pra conseguir o mesmo efeito usando azulejos adesivos. São mais práticos, baratos e você mesma pode aplicar. Fica lindo!

Paredes

Um item que é curinga na decoração retrô e que pode ser aplicado em qualquer ambiente da casa, é o Papel de Parede!  E há inúmeras estampas que combinam com esse estilo.  

Modelos com formas geométricas, estampas arabescas ou xadrez são algumas opções.  Na Defacile, todos os Papéis de Parede são laváveis, impermeáveis e não propagam fogo. Podem ser aplicados até dentro do box do banheiro ou naquele espaço atrás do fogão com absoluta segurança!

Viu como é fácil mudar a vibe daquele cantinho com charme e um toque de nostalgia? Inspire-se e transforme o seu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.