Papel De Parede Vintage Arabesco Moderninho
Casa

Decoração vintage: tudo que você precisa saber!

Rate this post

Se você valoriza aqueles artigos decorativos repletos de significado, aprecia conhecer a história de determinados objetos que compõem um ambiente, saiba que essas são algumas das características que correspondem à decoração vintage. 

Se você tem dúvidas sobre esse estilo e quer saber como aplicá-lo em sua casa, leia este post até o final!    

O que é uma decoração vintage? 

O termo vintage, na língua inglesa, pode ser traduzido como “colheita de vinha” ou “safra de vinho”, o que em termos gerais pode ser entendido como clássico ou como algo antigo e bom.  

Esse estilo valoriza artigos datados, isso significa que o que é vintage não está atrelado ao visual, ao design das peças, mas ao que pertence a um determinado período, geralmente entre as décadas de 1920 até 1960.  

Não confunda vintage com retrô 

Confundir os dois estilos é algo bastante comum, já que ambos fazem uma releitura do passado.  

Mas há uma diferença bem importante entre elas: 

  • decoração vintage faz uso de peças originais, datadas de determinada época. 
  • decoração retrô apenas usa essas peças como referência.  

Vamos ilustrar um exemplo pra ficar mais fácil: sabe aquela peça linda que atravessou gerações na família e que você torce para herdar um dia? É vintage. Já aquela geladeira que, apesar do design antigo, foi fabricada recentemente por uma marca que propositalmente aderiu a esse estilo, é retrô.  

Fora isso, o vintage tende a deixar o ambiente com um visual mais clássico e harmônico, enquanto o retrô brinca mais com cores e formas, como estampas psicodélicas e geladeiras coloridas, por exemplo.  

Mas apesar das diferenças, ambas as propostas são perfeitas para dar um ar nostálgico e charmoso a qualquer ambiente.   

Como fazer uma decoração vintage? 

Você deve estar se perguntando por onde começar. E a dica mais importante na hora de compor esse estilo é prezar pelo equilíbrio. Isso porque qualquer exagero pode deixar o espaço com um aspecto ultrapassado e pesado.   

Comece pelas paredes  

Os Papéis de Parede vintage ajudam a compor esse estilo de decoração com leveza e elegância.   

Há vários modelos facilmente identificados como vintage, com estampas e detalhes bem característicos. Os modelos mais usados são os florais, arabescos, com desenhos que se assemelham a molduras e algumas combinações de cores como preto e branco, azul-turquesa e rosa antigo.  

Os Papéis de Parede Linho, que simulam o efeito desse tecido também são perfeitos, já que reproduzem o visual daqueles Papéis de Parede de antigamente.   

Os azulejos adesivos também vão levar umavibe de nostalgia. As estampas patchwork têm tudo a ver!   

Azulejo Adesivo Defacile Cute
Azulejo Adesivo Cute

Outra dica legal é decorar a parede com Quadros e também retratos dos momentos especiais vividos com pessoas queridas. Além de deixar o ambiente com um ar mais pessoal, você manterá sempre pertinho suas melhores lembranças.  

Um toque de nostalgia em cada ambiente  

Uma dica legal é usar sutilmente algumas referências desse estilo que podem ser aproveitadas em todos os ambientes, sem sobrecarregá-los.   

Na sala de estar, uma simples poltrona pode levar um ar saudosista. Os modelos revestidos em couro ou veludo dão aquele toque único de personalidade. E quem não se lembra das antigas vitrolas? Praticamente um símbolo do estilo vintage. Se você tiver a sorte de decorar a sua sala com uma e discos clássicos de vinil, pode se preparar pra ver a casa se tornar um ponto de encontros familiares que merecem ser revividos.  

O quarto vai ficar mais charmoso com uma cômoda de madeira com design clássico ou aquela penteadeira linda com cara de antiguinha.   

Papel de Parede Vintage

Imagine uma sala de jantar com aquela cristaleira maravilhosa que pertenceu à família? Com certeza o ambiente vai ficar ainda mais lindo e preenchido das melhores lembranças. E pra deixar o móvel mais personalizado, que tal aplicar o Papel de Parede na parte interna das prateleiras? Essa é uma dica criativa para decorar com Papel de Parede.  

cozinha (ou a própria cristaleira) pode ser decorada com louças de porcelana. Os jogos vintage, conhecidos por sua delicadeza e riqueza de detalhes, são verdadeiras peças de decoração, tanto que por muito tempo foi bastante comum que pratos de porcelana ficassem expostos sobre aparadores ou estantes.  

Já o quarto das crianças pode ficar mais delicado e lúdico com as lindas bonecas de porcelana e caixinhas de música.  

E não se preocupe se não tiver fácil acesso a essas peças originais de época na família ou com os amigos. Em brechós e antiquários você consegue garimpar artigos incríveis, sejam eles restaurados ou não.  

Inspire-se com as dicas de hoje e leve esse estilo carregado de memórias para o seu cantinho!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.