Papel De Parede Adesivo Geométrico Cinza Laura aplicado em um quarto teen.
Casa

Vai morar sozinha? Saiba como decorar a casa do seu jeito

5/5 - (1 vote)

Morar sozinha é uma das experiências mais enriquecedoras que alguém pode viver. Ter liberdade, pagar suas próprias contas, não dar satisfações e cuidar de um espaço só seu são conquistas pessoais muito importantes. E pra quem está fazendo isso pela primeira vez e não sabe por onde começar, selecionamos as melhores dicas de decoração para que esse cantinho exclusivo fique perfeito.   

Defina acabamentos e tons da decoração 

Quem mora sozinha geralmente prefere um ambiente mais enxuto, mas, ao mesmo tempo, que seja funcional e harmonioso, não é? E combinar essas características não é nada difícil. Basta fazer boas escolhas na hora de decorar para garantir um visual equilibrado e com estilo.     

Quem deseja um ambiente mais leve deve optar por cores neutras. Isso porque cores intensas na parede tendem a deixar o ambiente menor e sobrecarregado.  

As cores mais claras, por sua vez, transmitem uma sensação de amplitude, favorecem a luminosidade e são mais fáceis de combinar com outros elementos como objetos decorativos e móveis.  

É claro que quem gosta de tons mais fortes não deve abrir mão dessa preferência, afinal, a casa precisa refletir a personalidade do morador. Basta concentrar pontos de cor em uma única parede ou em itens de decoração como almofadas, tapetes e vasos decorativos.   

Uma ótima dica para quem quer levar estilo ao ambiente são os Papéis de Parede Autoadesivos. Com eles, é possível obter efeitos que só seriam possíveis com uma reforma.  

Aquelas decorações super descoladas e modernas ficam mais acessíveis com esse acabamento. Assim, o Papel de Parede pode ser a base na hora de compor um estilo próprio, como a decoração industrial que tem tudo a ver com um Papel de Parede Cimento Queimado ou então a decoração rústica, que combina com um Papel de Parede Tijolinho ou Papel de Parede Madeira Ripada, para ilustrar alguns exemplos.  

Aproveite cada espacinho 

Pra quem optou por um cantinho compacto na hora de morar sozinha cada espacinho conta e é preciso aproveitá-lo. Vamos a algumas ideias para otimizar os espaços.

Integre os espaços 

Uma boa solução para criar a sensação de amplitude são os ambientes integrados. Em apartamentos mais enxutos, é comum integrar espaços como sala de estar e de jantar, cozinha americana e sala de jantar ou sala de estar e home office.  

Mas para integrar ambientes é preciso consultar um profissional. Nada de sair demolindo paredes sem saber se é uma opção permitida e, principalmente, segura. Somente um especialista poderá avaliar as condições do imóvel, se a parede que deseja demolir é estrutural ou se tem outras restrições.   

Os apartamentos chamados lofts ou studios, ambos com perfil mais compacto, seguem bem essa linha de ambientes integrados. Para quem vai morar sozinha e busca inspirações para aproveitar os espaços, eles são uma ótima referência.   

Opte por móveis funcionais 

Se for utilizar um único ambiente para mais de uma função, vale investir em móveis funcionais. Há, por exemplo, mesas dobráveis fixadas à parede que podem ser usadas para refeições e até para o trabalho. Depois de usá-la, é só suspendê-la pelas dobradiças, deixando o espaço livre.  

No quarto, a cama de modelo baú também tem uma capacidade interna para guardar itens de maior volume.  

Mantenha a ordem com caixas organizadoras  

Para quem decide morar sozinha, manter uma rotina de trabalho e a casa em ordem nem sempre é tarefa fácil. Para ajudar, aposte em caixas organizadoras. Além de acabarem com a bagunça, são objetos tão charmosos e cheios de estilo que viraram até peças de decoração. Abuse de modelos bonitos que vão deixar o ambiente elegante e, de quebra, bem organizado.  

E com criatividade é possível dar a elas o visual que quiser. Sabe os Papéis de Parede Autoadesivos que mencionamos há pouco? Eles podem revestir as caixas e dar cara nova aos móveis também.  

Quadros que reflitam sua personalidade  

Uma das grandes vantagens de ter um cantinho exclusivo é poder imprimir um pouco de si em cada detalhe do ambiente.  

E os Quadros, além de revelarem um pouco mais sobre a personalidade, são uma opção versátil de decorar o espaço.  

É possível criar composições completas, com vários modelos ou diversificá-los de acordo com cada ambiente.   

Letterings  

E já que estamos falando sobre dar um toque pessoal, as Letterings são a forma mais literal de deixarem o ambiente com a sua vibe.  Essas peças charmosas formam palavras ou frases que refletem uma mensagem inspiradora ou um estado de espírito.  

Algumas Letterings são temáticas para decorar certos ambientes como o cantinho do café, home office ou aquele espaço preferido para relaxar como o quarto ou a sala.   

Transformar esse cantinho único é um dos momentos mais legais na vida de quem vai morar sozinha. Aproveite cada dica e curta essa fase maravilhosa!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.