Papel De Parede Adesivo Geométrico Cinza Laura tem formas arabescas e deixa a decoração clássica e clean.
Casa

Descubra como fazer uma Decoração Clássica perfeita

Rate this post

Já notou que tudo o que é realmente bom nunca sai de moda? Damos a isso o título merecido de “clássico”, algo genuíno, de valor, que não precisa mais provar nada. E quando falamos de decor, não é diferente. No post de hoje, reunimos as melhores ideias para você adotar uma decoração clássica, mas dando aquele seu toque próprio de personalidade. Confira!

Decoração clássica: referências na Antiguidade

É sempre interessante saber a origem de algo que apreciamos, não é? Afinal, a ideia aqui não é simplesmente reproduzir o estilo, mas saber como surgiu, quais suas referências e entender como ele foi se transformando, ganhando nova roupagem ao longo dos anos.

A decoração clássica é uma das inúmeras coisas que nos cercam nos dias atuais, mas que tiveram sua origem na Antiguidade. Ela surgiu nos períodos grego e romano, quando a estética, as formas e a arquitetura tradicionais eram reverenciadas.

Agora que conhecemos o berço da decoração clássica, vamos saber, na prática, como adotar este estilo?

Arquitetura: amplitude e riqueza de detalhes

A arquitetura clássica tem como base espaços imponentes, amplos, com pé direito alto e grandes janelas, semelhantes aos antigos palácios da Europa. Rodapés, tetos e paredes trabalhadas são outra forte característica.

Materiais sofisticados

Alguns elementos são muito específicos da decoração clássica. É o caso do mármore, sinônimo de luxo e requinte desde a Antiguidade. O material pode estar presente na decoração de paredes, em colunas, lareira, mesas de jantar, bancadas de lavabos e de cozinhas.

Um outro material bem típico deste estilo de decoração é a madeira. Ela costuma ser vista em móveis com design tradicional e em tons mais sóbrios.

Mobília inconfundível

Uma das curiosidades da decoração clássica é a de que dificilmente ela misturará referências de outros estilos. Assim, ao optar por esse tipo de decoração, você terá um ambiente marcante, cercado de mobílias muito trabalhadas.

Essa riqueza de detalhes pode ser percebida em elegantes poltronas, cristaleiras majestosas, belas cadeiras e mesa de jantar, estantes de livros sofisticadas, charmosas mesas de centro e de canto e em praticamente todos esses itens podemos observar ornamentos.

Iluminação clássica

As luzes deste estilo de decoração são bem peculiares porque remetem a um passado distante, quando os ambientes eram iluminados por velas em castiçais, lamparinas e, posteriormente, lustres deslumbrantes suspensos no centro do ambiente, que continuam atraindo todos os olhares.

Apesar de estar envolto a todos esses adornos luxuosos, o efeito da iluminação permanece brando, o que torna o ambiente convidativo, elegante e acolhedor. Além dos lustres, luminárias e abajures com design tradicional compõem a iluminação clássica.

Cores e tecidos na decoração clássica

Sobriedade e luxo são as palavras que melhor definem as cores deste estilo. Você vai ver muito preto, verde-escuro, azul-marinho, tons de vinho, dourado (usado com equilíbrio para preservar a elegância), creme, branco e bege.

Eles permeiam estofados, paredes, quadros e objetos decorativos.

Quanto aos tecidos, o veludo traz um ar majestoso muito característico. O tecido pode revestir estofados de poltronas, cadeiras, sofás e também cortinas.

Os tapetes são um coringa quando pensamos em decoração clássica. São peças bastante trabalhadas, alguns mais se parecem obras de arte tamanhas a sua riqueza de detalhes e perfeição. A propósito, em determinadas culturas como algumas orientais, certos tapetes tecidos à mão são preciosos como obras artísticas.

Mas como fazer uma decoração clássica barata?

Essa é a pergunta que você deve estar se fazendo. Afinal, tanto luxo e sofisticação assim parecem não combinar muito com economia, certo? Errado!

Paredes clássicas

Uma opção em conta, prática e rápida para levar esse visual para a sua casa é o Papel de Parede! Aliás, este acabamento sempre faz parte da decoração clássica, seja compondo um cômodo completamente, seja em alguns detalhes.

Para você ver como é fácil, imagine um ambiente inteirinho revestido com aquela elegância do mármore. Se a primeira coisa que veio à sua mente foi reforma ou altos gastos, substitua esse pensamento por um Papel de Parede Mármore que reproduz o mesmo efeito com perfeição! Este acabamento pode ser usado em paredes, azulejos, bancadas, mesa e em todos os ambientes da casa, afinal, mármore combina com tudo.

Ainda sobre as paredes, o Papel de Parede Listrado ou com estampas arabescas vão dar este ar chique ao ambiente em instantes e sem fazer sujeira.

Piso tradicional

Os pisos de madeira, muito característicos do estilo clássico, podem compor a decoração da sua casa sem que para isso você precise trocar o atual, basta apenas revesti-lo com um piso adesivo. O ambiente vai ficar mais acolhedor e com um visual sofisticado.

Há também opções do piso adesivo em mármore que trazem ainda mais requinte.

Viu como fazer uma decoração clássica, além de inspirador, pode ser muito fácil e barato? Aproveite e crie a sua você mesma!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.