Papel de Parede Mármore Glacial aplicado no banheiro.
Banheiro

O que preciso fazer antes de aplicar o Papel de Parede no banheiro?

5/5 - (1 vote)

Embora seja um dos principais ambientes da casa, o banheiro acaba sendo um cantinho esquecido quando falamos de decoração.

Talvez porque muita gente ainda pense que qualquer mudança nesse ambiente requer reforma e altos gastos. Mas, hoje já sabemos que existem várias opções de acabamentos com um ótimo custo-benefício e o Papel de Parede é um dos melhores.

Mas para aplicar o Papel de Parede no banheiro e obter um resultado impecável são necessários alguns cuidados básicos. Vamos saber quais?

O que preciso saber antes de aplicar o meu Papel de Parede no banheiro?

Hoje, há uma grande variedade de Papéis de Parede no mercado, mas para áreas sujeitas à umidade, como o banheiro, somente o Papel de Parede Vinílico é adequado. Além de mais resistente, ele pode ser limpo com água e sabão neutro.  

Como devo preparar o meu banheiro antes de aplicar o Papel de Parede?

E agora que você já sabe o tipo ideal de papel para este ambiente, é preciso preparar a parede com alguns cuidados antes da aplicação.

Circulação de ar

Para que a umidade concentrada no ambiente não fique aderida às paredes, é importante que haja o mínimo de saída de ar e vapor. A falta de ventilação pode acarretar uma vida útil menor para o Papel de Parede, além de propiciar outros problemas como o surgimento de bolhas.

Saiba como evitar o surgimento de bolhas no seu Papel de Parede

Cuidado com áreas como interruptores, saídas de tubulações e torneiras

Para garantir um resultado estético perfeito, é preciso aplicar corretamente o Papel de Parede nessas áreas. Confira aqui o nosso passo a passo com dicas para aplicar facilmente perto de interruptores e torneiras.

Elimine problemas como infiltrações, umidade e mofo antes da aplicação

Não caia no erro de aplicar um Papel de Parede para “maquiar” problemas como infiltrações, umidade e mofo. Não vai adiantar e o resultado será até pior. O recomendado é corrigir esses problemas para só depois aplicar.   

Preparação adequada para cada tipo de parede

Mas, além dos cuidados gerais já explicados, há alguns mais específicos para paredes comuns ou paredes com azulejos. Confira a preparação correta para cada superfície:

Paredes comuns  

No caso de ambientes novos, que ainda não tenham recebido nenhum acabamento, é imprescindível que a parede tenha reboco. Do contrário, a aderência do Papel de Parede no banheiro será prejudicada e ele poderá até descolar.

Essa parede rebocada precisa receber ao menos uma demão de massa corrida, seguida de uma de tinta. Se a pintura for feita agora, é necessário aguardar cerca de 5 dias para aplicar o Papel de Parede.

Garanta que a cor da tinta escolhida seja de uma tonalidade clara. Isso porque dependendo da estampa do Papel de Parede, a cor poderá sobressair e prejudicar o resultado final.   

Paredes com grafiato

Paredes com esse acabamento devem receber massa corrida e depois uma demão de tinta de tonalidade clara. Esses cuidados garantirão uma superfície lisa e uniforme, desfazendo as irregularidades do grafiato.

Paredes com azulejos

Esse é o revestimento mais comum encontrado em ambientes como banheiro e lavabo. Mas para sair do óbvio e mudar o visual básico desse cantinho com um Papel de Parede, siga essas dicas de preparação:

– Não aplique sobre azulejos com porosidade.

– Azulejos trincados, quebrados ou com buracos devem receber uma camada de massa corrida que seja suficiente para cobrir a irregularidade.

– Se os azulejos forem escuros ou tiverem uma estampa muito marcada, pode ser que apareçam. Nesse caso, é melhor escolher como estampa do seu Papel de Parede um modelo que tenha mais destaque, assim, dificilmente a cor e a estampa do azulejo vão sobressair.

Rejuntes

Os rejuntes não costumam ser um problema na hora de aplicar o Papel de Parede no banheiro, a não ser que sejam muito acentuados. Se for este o caso, preencha-o com massa corrida e aguarde cerca de 3 dias antes da aplicação.

E se o rejunte também tiver uma tonalidade escura que possa aparecer sob o Papel de Parede, aplique massa corrida em um tom mais claro porque assim a cor não vai ficar evidente.

Cuidados pós-aplicação do seu Papel de Parede

Garantindo todos esses cuidados, o seu banheiro vai ficar lindo de viver e com um visual tão diferente que nem vai dar pra acreditar como foi fácil transformar.

E para que o Papel de Parede dure muito tempo no seu banheiro, você só precisa seguir mais uma dica ainda mais simples que todas as outras: limpar usando apenas um pano umedecido com água e sabão neutro. Não aplique água sanitária nem outros produtos abrasivos.

Escolha o seu Papel de Parede ideal

Agora que você já sabe tudo sobre Papel de Parede para banheiro só falta uma coisa: escolher o modelo perfeito!

Na Defacile, você encontra uma infinidade de estampas para todos os gostos: geométricos, florais e até os que simulam outros acabamentos como tijolinhos, cimento queimado, Coleção Madeira Ripada, efeito pedra e muitos outros.

E é claro que todos são laváveis, impermeáveis e antimofo, ideais para o seu banheiro (inclusive para a área do box).  Além disso, são práticos e você mesma pode aplicar.

Transforme a vibe do seu banheiro com o Papel de Parede e surpreenda-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.